terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Vamos Poupar!

Desculpem se este post for demasiado aborrecido. Se o for prometo não voltar a repetir a dose!

1. Quando ficamos desempregados temos direito à isenção das Taxas Moderadoras por um determinado tempo. Basta ir até ao nosso Centro de Emprego e pedir uma declaração para apresentar no Centro de Saúde. Ao entregar essa declaração é nos dados um documento, válido por 3 meses, que nos permite não pagar consultas e análises gerais.

2. Quem tiver a trabalhar mas, por alguma razão que não interessa agora, esteve de baixa por um período de tempo vê o seu subsídio ser cortado. Porém, se essa pessoa se dirigir à Segurança Social e pedir o papel para o subsídio ser restituído, o Estado paga o montante que lhe foi cortado.

3. Escolher um dos subsídios e aproveitar para comprar todos aqueles produtos que nos são necessários todos os meses. Temos os exemplos do champô, pasta de dentes, pensos, detergentes, entre outros. Podem também optar por outro tipo de grupo de produtos, como por exemplo, azeite, arroz, massas e enlatados. O importante é ter depois aquela liberdade ao longo do ano de saber que não terá que se preocupar pelo menos com essas coisas essenciais.

4. Poderá parecer muito básico mas se toda a gente o fizesse a nossa população teria um melhor controlo do seu dinheiro e noção de onde este é gasto, evitando gastos desnecessários. Ao início de cada mês levantar todo o dinheiro que pretendemos gastar e guardar na conta o que será para guardar.
Depois de levantar o montante calculado este deve ser dividido em pequenos montes onde assinalamos com ym papel qual será o seu destino. Luz, água, comida e até mesmo despesas mais superficiais como o cinema ou o teatro. Isto permite ver com olhos de ver para onde vai o dinheiro, não gastar mais do que se deveria em algo e até mesmo ajudar na tomada de decisões caso surja uma despesa extra.

5. A verdade é que se passarmos um serão em família podemos poupar bastante. Às vezes está a mãe a ver televisão na sala com a luz ligada, o pai a ver a mesma coisa na televisão mas no seu quarto com a luz também ligada, o filho está enfiado no quarto a escrever no computador, com a luz ligada e a televisão ligada apesar de não estar a ver. Enquanto isso a luz da cozinha está também ligada apesar de não estar lá ninguém além do cão. Porque não estarem todos juntos num  mesmo local e evitar assim que a conta da luz subisse tanto?

2 comentários: