quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O meu problema com Portugal.

Muito sinceramente penso que a crise em Portugal tem uma simples explicação. Essa mesma explicação resume-se à muito usada expressão "Só em Portugal...".
Nós portugueses temos esta mania irritante de falar antes de pensar, ponderar e até mesmo pesquisar qualquer coisita sobre o assunto. Quantas vezes por dia ouvimos "Só em Portugal isto acontece...", "Só em Portugal é que somos isto...", "Só em Portugal que somos aquilo...". A verdade, caros amigos, é que nascemos a pensar que este país é uma merda, que nascemos na merda, vamos viver na merda e morreremos na merda. É aquele complexo de inferioridade sem qualquer sentido que nos vem no ADN.
Somos tão pessimistas e quadrados que achamos sempre que só em Portugal ocorre corrupção, só em Portugal existe gente burra (pronto, também achamos os americanos burros!), só em Portugal é que morre gente à fome, só em Portugal os políticos não prestam, só em Portugal as mentes são retrógradas, só em Portugal os serviços públicos não funcionam, só em Portugal a justiça é uma porcaria, só em Portugal é que não há qualidade de vida, só em Portugal somos burros, só em Portugal somos racistas, só em Portugal transmitem reality shows sem qualquer cultura...
Meus caros, lamento dizer-vos que não somos assim tão especiais. Não é só em Portugal! Sendo uma pessoa que conhece algumas pessoas espalhadas um pouco por toda a Europa (olha a tipa a gabar-se, olha!!) garanto-vos que não é verdade. Os outros países também têm problemas. Os outros países também não estão satisfeitos. Basta perderem um bocadinho do vosso tempo a ler jornais, blogues ou websites estrangeiros que vocês vão perceber que também ocorrem crimes lá fora. Tirem essa pala dos olhos e vejam que até escandinavos não estão completamente satisfeitos com os políticos. Aprendam que até na Alemanha existe desemprego. Simplesmente parem de serem vocês mesmos a forçarem o vosso estado de vítima.
Depois também há aquela ideia do "Lá fora é melhor". No país X ninguém nos trata mal, no país Y ficamos ricos em 2 meses. E no país Z? Ui, no país Z as pessoas é que aproveitam a vida ao máximo, não é como aqui!
Vejamos o exemplo: Uma tipa brasileira ou polaca é sempre considerada melhor que uma portuguesa. Sempre!! E porquê? Porque é vista como tendo uma visão mais aberta acerca da sua sexualidade. Porém, se a tipa portuguesa também revelar maior abertura sobre o tema entra directamente para a categoria de "puta". Sim, puta, meus amigos. Mas também há quem lhes chame badalhoca, rameira ou oferecida. Acho que acaba por ficar à vossa escolha.
É daquelas coisas que realmente faz todo o sentido, não é? E peço imensa desculpa se por esta altura a minha ironia vos provoque uma certa comichão.
Enfim, eu no fundo até já ficaria satisfeita se pelo menos as pessoas parassem de comentar negativamente a Casa dos Segredos usando palavras como "diçe", "pussámos" ou "kremos".

Sem comentários:

Enviar um comentário